História

A Sociedade Esportiva e Recreativa São José foi fundada no dia 26 de Agosto de 1946, o eu fundador foi Messias do Espirito Santo. Sua sede funcionava na esquina da rua Tiradentes com a avenida Presidente Vargas. Mais tarde foi transferida para o bairro do laguinho, sito a avenida Nações unidas nº 564, denominada de Centro Poliesportivo Júlio Pereira, hoje a sede atual está situada a Av. Almirante Barosso, 2100, Santa Rita, e seu atual Presidente é OTACIANO BENTO PEREIRA JUNIOR.

A Sociedade Esportiva e Recreativa São José ao longo de seus 74 anos de existências em Macapá-AP, tem honrado seu papel e orgulhosamente vem, cada vez mais, acumulando títulos, destacando-se desde a Categoria de Base até o Profissional que engradecem a historia desse clube.

No decorrer de todo esse tempo, muitas vitórias e sonhos foram se concretizando dentre os quais podemos destacar o brilhante trabalho desenvolvido pela Diretoria atual, composta por um Presidente competente com espirito empreendedor e outros membros, torna-se necessário citar o relevante auxilio de nossos patrocinadores que certamente acreditam na força de vontade, credibilidade e profissionalismo com que o nosso Clube atua.

UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

O esporte no Amapá tem um digno representante: a Sociedade Esportiva e Recreativa São José. Este clube macapaense, um dos mais tradicionais da nossa terra, foi fundado por Messias do Espírito Santo, oficial de Justiça do Fórum de Macapá, capital do então Território Federal do Amapá. Em 1947, o São José nasceu modestamente, com o objetivo de participar oficialmente do esporte regional, tendo sua sede social na esquina da Av. Presidente Vargas com a Rua Leopoldo Machado, no antigo bairro da Favela, hoje bairro Central.

O São José tem uma bela história, que se divide em seis fases:

1947 a 1957

Por 10 anos o São José participou de campeonatos e torneios de futebol, ganhando experiência e revelando craques que se formavam em sua base.

1970 a 1975

Período em que conquistou o tricampeonato de futebol (70/71/72), sendo invicto num desses anos. O time contava com grande elenco de craques, muitos deles oriundos do antigo Juventus Esporte Clube de Macapá, um time criado pelos padres do PIME (Pontifício Instituto para Missões Estrangeiras] e inspirado no famoso clube da Itália. O Juventus nasceu para ajudar na evangelização de jovens e, após o encerramento de suas atividades, os atletas migraram para o São José, sob o comando do técnico chefe Humberto, do Grupo Escoteiro Veiga Cabral. Alguns atletas do Juventus também foram cedidos a clubes de outros estados.

1988 a 1990

Nesta fase, em virtude de dificuldades financeiras, o clube parou todas as suas atividades no futebol.

1993 a 1995

Com Francisco Odilon Filho (Presidente] e Haroldo Pinto Pereira (Vice-Presidente], o São José conquistou um único titulo de Campeão de Profissionais do clube, na modalidade futebol de campo.

1995 a 1996

Este período foi voltado à construção das instalações físicas da sede social. Com muitas dificuldades, a sede foi construída na Av. Nações Unidas, bairro do Laguinho.

1996 a 2002

O clube, administrado pelo jovem empresário Otacia­no Bento Pereira Júnior, recebeu da gestão anterior a infraestrutura física da sede social, numa área de 2.400m2.

O MAIS QUERIDO

O clube, que surgiu de uma classe pobre da população e com o mesmo nome do padroeiro da cidade, conse­guiu rapidamente a simpatia da maioria dos torce­dores de Macapá. Até hoje é carinhosamente chama­do de O Mais Querido do Estado do Amapá e sua torci­da, apesar do santo que dá nome ao clube, é conheci­da como Diabólica.

CELEIRO DE CRAQUES

Os grandes times do Pará, como Remo e Paysandu, quando vinham jogar aqui, eram sempre derrotados pelo São José. Vários craques que brilharam no futebol paraense foram revelados nesses jogos e os times de Belém não perdiam a oportunidade de levar os nossos atletas.

BASQUETEBOL

O esporte de quadra que mais dá retorno é o basque­tebol. Entre 1998 e 2011, o São José venceu várias vezes o Campeonato Amapaense de Basquetebol e ganhou destaque com seis títulos da Copa Norte de Basquetebol, batendo equipes d e renom e do Pará, Amazonas, Roraima, Acre e também do Maranhão e Piauí, que não são do Norte, mas participaram do certame.

A VOLTA TRIUNFAL

O São José está em nova fase, de reconstrução de seu patrimônio, de nova e arrojada visão empresarial e se preparando para ser o primeiro clube-empresa do Amapá. Os amantes do futebol, do basquetebol e de outras modalidades não perdem por esperar o retorno desta gloriosa agremiação esportiva. O nosso clube vai retomar sua vibrante atuação e novamente marcar seu nome na história do esporte amapaense.

HINO DO CLUBE

São José é sinônimo de fibra
São José é uma realidade
Joga bem de verdade
Seu plantel tem qualidade
São José, São José
Sua torcida tem fidelidade

São José e sinônimo de fibra
São José e uma realidade
Joga bem de verdade
Seu plantel tem qualidade
São José, São José
Sua torcida tem fidelidade

O branco da camisa representa a paz
O vermelho representa uma brasa
Gosto de ver o São José jogar
Lá fora ou dentro de casa
Gosto do São José com paixão
O tricolor do meu coração

HINO DA TORCIDA

São José é a minha paixão Mora no meu coração
É o time do povo
É a nação negra
É a força da nossa união

São José é a minha paixão Mora no meu coração
É o time do povo
E a nação negra
É a força da nossa união

São José é a minha paixão Mora no meu coração
É o time do povo
É a nação negra
É a força da nossa união

São José
São José
São José
São José